segunda-feira, 9 de março de 2020

IN MEMORIUM DE NELSON LEIRNER

ARTIFICAÇÃO
ARTIFICAR EH UM VERBO E PORTANTO UMA AÇÃO. AÇÃO DE TORNAR ARTE O NÃO ARTE.
  DITO ASSIM CORREMOS O RISCO DE CAIR NO VALE-TUDO EM QUE TUDO EH CONSIDERADO ARTE SEM CRITERIO. 
  QUANDO PENSO EM ARTIFICAÇÃO LEMBRO DOS READY MADES DE MARCEL DUCHAMP. O QUE FAZ COM QUE O OBJETO SEJA ARTE EH O CONTEXTO.   ME VOLTEI À EDUCAÇÃO. PARA COMEÇAR PRECISAMOS PENSAR O CONHECIMENTO FORA DAS CAIXINHAS DAS ESPECIALIDADES. POR EXEMPLO PODE-SE PARTIR DA FISICA E DOS PROCESSOS DE AQUECIMENTO PARA DISCUTIR A ARQUITETURA INGLESA. PARECE INTERDISCIPLINA, MAS PARA ISSO SERIAM NECESSARIAS DUAS DISCIPLINAS E NESSE CASO SOH HAVIA A FISICA PQ A LIGAÇÃO COM A ARQUITETURA FOI PELO PROPRIO ALUNO ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO.
 EM 2008 EU COMECEI A DAR AULAS DE ARTES A UM GRUPO NA ALFABETIZAÇÃO (ERAM CRIANÇAS CADEIRANTES E COM PARALISIA CEREBRAL) NA ASSOCIAÇÃO NOSSO SONHO. PERCEBI ENTÃO QUE EU ENSINAVA MUITO MAIS QUE ARTE. OS CONTEUDOS ESTÃO LAH, MAS DISCUTO MUITO MAIS COISA. UM BOM EXEMPLO FOI O PASSEIO DE TREM QUE FIZEMOS EM 2010: O QUE EU PRETENDIA ERA APENAS QUE ELES TIVESSEM A SENSAÇÃO (QUE ACREDITO QUE TODO PAULISTANO DEVE TER UM DIA) DE CHEGAR A SÃO PAULO PELA ESTAÇÃO DA LUZ. MOSTREI TURNER E ELES VIVENCIARAM O QUE ACONTECE COM A VISÃO NA VELOCIDADE DO TREM (FISICA). VIMOS MONET E SUAS ESTAÇÕES E CONTEI QUE A ESTAÇÃO DA LUZ VEIO DESMONTADA DA INGLATERRA (HISTORIA). AO CHEGAR NA ESTAÇÃO DA LUZ CONSTATAMOS O USO DO FERRO NA SUA CONSTRUÇÃO (HISTORIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL). TIVEMOS DOIS FELIZES ENCONTROS: O PIANO (MUSICA) E OS BOMBEIROS(QUE SÃO OS HEROIS DE TODA CRIANÇA). VIVENCIAMOS A QUESTÃO DA ACESSIBILIDADE E SEUS PROBLEMAS POR MAIS QUE TENTASSEM ENCOBRIR. APESAR DE SER AULA DE ARTES CONTEMPLAMOS DIVERSAS OUTRAS COISAS INCLUSIVE A ATITUDE QUASE PERFOMATICA DE PASSEAR PELA CIDADE COM 7 CADEIRANTES. 
  CREIO QUE, COMO DIZ A ROBERTA SHAPIRO, COM ESSE TRABALHO EU TENHA "ABOLIDO AS FRONTEIRAS" E PELA ATIVIDADE TENHA TORNADO ARTE O NÃO ARTE. ACREDITO QUE ANDAR DE TREM, NESSE CASO FOI UMA ARTIFICAÇÃO. 

2 comentários:

  1. que delícia de texto! é isso Ana Amélia, andar de trem através e além dos trilhos! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aproveitando para corrigir "Amália", me lembrei que o Nelson como professor. para um caipira que acabava de chegar na metrópole como eu, foi impactante e quase assustador, rss. demorei para entender(?) sua metodologia de choque na/para a desconstrução de conceitos pequenos e curtos em Plástica nos idos 1978

      Excluir