segunda-feira, 1 de junho de 2020

01/06/2020

HOJE PELA MANHÃ NO BOM DIA BRASIL DA REDE GLOBO FIZERAM UMA REPORTAGEM SOBRE OS TOURS VIRTUAIS DOS MUSEUS E ESPAÇOS CULTURAIS COMO ALTERNATIVAS DE LAZER DURANTE A PANDEMIA JÁ QUE ESTAMOS TODOS EM CASA. NORMALMENTE EU ACHARIA ISSO BOM PQ PELO MENOS TÃO FALANDO DOS MUSEUS NAS DUAS COISAS ME PREOCUPARAM: A SUPERFICIALIDADE E A ATIVIDADE EDUCATIVA  QUE NO RELATO DA MÃE É APENAS UM JEITO DE FAZER A CRIANÇA FICAR QUIETA. 


NA BREVE PESQUISA QUE FIZEMOS DEU PRA PERCEBER QUE A MAIORIA DOS TOURS É APENAS UMA VISITA FILMADA COM OU SEM MAIORES RECURSOS DIGITAIS E AS ATIVIDADES EDUCATIVAS SÃO PRESENCIAIS DIGITALIZADAS, NÃO ACHEI NENHUMA ATIVIDADE EDUCATIVA QUE TENHA SIDO ESPECIALMENTE PENSADA PARA A VISITA VIRTUAL. ORA! SEMPRE ME DISSERAM QUE SÓ SE APRENDE ARTE DIREITO SE VEMOS AS OBRAS ORIGINAIS E NÃO APENAS AS REPRODUÇÕES. UÉ? A PANDEMIA TROUXE A NECESSIDADE DE FICAR EM ISOLAMENTO E OS MUSEUS FECHARAM AI NOS VIMOS FORÇADOS A UTILIZAR UMA FERRAMENTA QUE JÁ EXISTIA, OS TOURS VIRTUAIS. ALGUÉM PRECISA PENSAR NELES DE VERDADE E NÃO COMO TAPA BURACOS! 

2 comentários:

  1. Ana, super pertinente essa tua fala! Afinal de contas, repensar as proposicões educativas virtuais é algo necessário para aqueles que, desde há muito tempo, vivem em cidades onde não existem museus, galerias, centros culturais...

    ResponderExcluir