ACHO QUE NUNCA ANTES, DESEJOU-SE TANTO QUE UM ANO CHEGASSE AO FIM! MAS, INFELIZMENTE NÃO EH MAGICA E A COVID NÃO VAI EMBORA SOH PQ O ANO VAI MUDAR, NEH?? EU TÔ COM UM PESSIMO PRESSENTIMENTO SOBRE ESTA NOITE! SEI LAH! QUE FALTA QUE EU SINTO DE PAPAI!
NESSAS FESTAS EH QUANDO EU FICO AINDA MAIS CIENTE DA MINHA DEFICIÊNCIA. A VIDA EH TÃO ESTRANHA!
ARTIFICAR EH UM VERBO E PORTANTO UMA AÇÃO. AÇÃO DE TORNAR ARTE O NÃO ARTE.
DITO ASSIM CORREMOS O RISCO DE CAIR NO VALE-TUDO EM QUE TUDO EH CONSIDERADO ARTE SEM CRITERIO.
QUANDO PENSO EM ARTIFICAÇÃO LEMBRO DOS READY MADES DE MARCEL DUCHAMP. O QUE FAZ COM QUE O OBJETO SEJA ARTE EH O CONTEXTO. ME VOLTEI À EDUCAÇÃO. PARA COMEÇAR PRECISAMOS PENSAR O CONHECIMENTO FORA DAS CAIXINHAS DAS ESPECIALIDADES. POR EXEMPLO PODE-SE PARTIR DA FISICA E DOS PROCESSOS DE AQUECIMENTO PARA DISCUTIR A ARQUITETURA INGLESA. PARECE INTERDISCIPLINA, MAS PARA ISSO SERIAM NECESSARIAS DUAS DISCIPLINAS E NESSE CASO SOH HAVIA A FISICA PQ A LIGAÇÃO COM A ARQUITETURA FOI PELO PROPRIO ALUNO ATRAVEZ DE OBSERVAÇÃO.
EM 2008 EU COMECEI A DAR AULAS DE ARTES A UM GRUPO NA ALFABETIZAÇÃO (ERAM CRIANÇAS CADEIRANTES E COM PARALISIA CEREBRAL) NA ASSOCIAÇÃO NOSSO SONHO. PERCEBI ENTÃO QUE EU ENSINAVA MUITO MAIS QUE ARTE. OS CONTEUDO ESTÃO LAH, MAS DISCUTO MUITO MAIS COISA. UM BOM EXEMPLO FOI O PASSEIO DE TREM QUE FIZEMOS EM 2010:
O QUE EU PRETENDIA ERA APENAS QUE ELES TIVESSEM A SENSAÇÃO (QUE ACREDITO QUE TODO PAULISTANO DEVE TER UM DIA) DE CHEGAR A SÃO PAULO PELA ESTAÇÃO DA LUZ. MOSTREI TURNER E ELES VIVENCIARAM O QUE ACONTECE COM A VISÃO NA VELOCIDADE DO TREM (FISICA). VIMOS MONET E SUAS ESTAÇÕES E CONTEI QUE A ESTAÇÃO DA LUZ VEIO DESMONTADA DA INGLATERRA (HISTORIA). AO CHEGAR NA ESTAÇÃO DA LUZ CONSTATAMOS O USO DO FERRO NA SUA CONSTRUÇÃO (HISTORIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL). TIVEMOS DOIS FELIZES ENCONTROS: O PIANO (MUSICA) E OS BOMBEIROS(QUE SÃO OS HEROIS DE TODA CRIANÇA). VIVENCIAMOS A QUESTÃO DA ACESSIBILIDADE E SEUS PROBLEMAS POR MAIS QUE TENTASSEM ENCOBRIR. APESAR DE SER AULA DE ARTES CONTEMPLAMOS DIVERSAS OUTRAS COISAS INCLUSIVE A ATITUDE QUASE PERFOMATICA DE PASSEAR PELA CIDADE COM 7 CADEIRANTES.
CREIO QUE, COMO DIZ A ROBERTA SHAPIRO, COM ESSE TRABALHO EU TENHA "ABOLIDO AS FRONTEIRAS" E PELA ATIVIDADE TENHA TORNADO ARTE O NÃO ARTE. ACREDITO QUE ANDAR DE TREM, NESSE CASO FOI UMA ARTIFICAÇÃO.