AS VEZES TENHO QUE ESCREVER LOGO APOS A AULA E AS VEZES PRECISO PENSAR COMO FOI O CASO DA AULA NO CURSO ARTE E DECOLONIZAÇÃO NO SESC/CPF QUINTA PASSADA.
DESTA VEZ CHEGAMOS NA HORA E MUITA GENTE FALTOU.ELES SEMPRE COMEÇAM A AULA COM A LEITURA DE UM PEQUENO TEXTO COMO ESQUENTA, O TEXTO DA VEZ FOI MEU POST NO BLOG SOBRE A NOSSA IDA A PINACOTECA.
ENFIM, ACHO QUE "VIAJEI" ENQUANTO BRUNO FALAVA. FIQUEI LEMBRANDO DA MINHA MÃE DIZENDO QUE EU NÃO GOSTAVA DE ESPANHOL PQ OS NORTE-AMERICANOS ME COLONIZARAM. DEPOIS FIQUEI PENSANDO NOS CONCEITOS ABAIXO:
Artivismo é o nome dado a ações sociais e políticas, produzidas por pessoas ou coletivos, que se valem de estratégias artísticas, estéticas ou simbólicas para amplificar, sensibilizar e problematizar, para a sociedade, causas e reivindicações sociais.
Arte Útil tem a ver com o entendimento de que a arte, somente como proposição, já não é suficiente. Arte Útil vai do estado da proposição ao da aplicação na realidade. Tem a ver com entender que propostas vindas da arte devem dar o próximo passo e ser aplicadas, devem deixar a esfera daquilo que é inalcançável, da impossibilidade desejada, para se tornar parte do que existe, da esfera do real e funcional: para ser uma utopia exequível.
Artificação. Ato ou efeito de tornar (algo) a não arte em arte. Algo que se confirma como arte, considerando o tempo e espaço em foi concebido, obtendo assim o status de arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário