CLUBE DOS PROFESSORES - VIDEOAULA 1, MÓDULO 2: ARTE E QUALIDADE DE VIDA
Como arte pode nos auxiliar a nos mantermos são em meio ao caos?
VER HATHE HOLLWITZ, AS CRIANÇAS DE TEREZÍN E MINHA PRÓPRIA HISTÓRIA. DIFERENCIAR ARTE TERAPIA E ARTE EDUCAÇÃO. PQ O TRABALHO DE NISE DA SILVEIRA FOI TÃO IMPORTANTE. FALA DE ANA LIA SOBRE NÃO TEREM RESPEITADO O DESEJO DE BISPO DO ROSÁRIO DE SER ENTERRADO COM SEU MANTO.
Quais produções culturais você escolheria para fazer seus alunos refletirem sobre suas próprias histórias e ancestralidades? por quê?
ENTENDER O QUE SIGNIFICA ANCESTRALIDADE E COMO REFLETIR A IMPORTÂNCIA DE ENTENDER A ANCESTRALIDADE NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS. QUAIS OS MEUS ANTEPASSADOS E ANCESTRAIS. SE EU PENSAR EM NORDESTE TEM ARIANO SUASSUNA, GILVAN SAMICO, GIL VICENTE, FREDERICO FERREIRA E APRIGIO ENTRE OUTROS.
Quais recursos poderíamos usar e que perguntas poderíamos fazer no sentido de fazer emergir as vozes de nossos alunos/visitantes? Como a arte pode auxiliar nesse processo?
QUANDO PENSO NISSO LEMBRO DE UM CASO QUE ME ACONTECEU: EM 199X EU ESTAVA TRABALHANDO NA COORDENAÇÃO DO EDUCATIVO DA EXPOSIÇÃO FANTASIA BRASILEIRA: O BALÉ DO IV CENTENÁRIO NO QUE SERIA O SESC BELENZINHO, CUJO PRÉDIO HAVIA ABRIGADO ANTERIORMENTE UMA FABRICA DE TECIDOS. AS MARCAS DAS GRANDES MÁQUINAS ESTAVA POR TODO O GALPÃO E NO ENTORNO NÃO SE FALAVA DE OUTRA COISA ALÉM DO AQUECIMENTO NO MERCADO DE TRABALHO QUE IRIA ACONTECER. UM DIA EU ESTAVA MEDIANDO UMA VISITA DE UM GRUPO DE IDOSOS E UM DELES TROPEÇOU EM UMA CORRENTE ACIMENTADA NO CHÃO E QUE ANTES FAZIA PARTE DE UMA DESSAS MÁQUINAS, PRONTO, FOI O GATILHO PRA ME CONTAREM QUE ALGUNS HAVIAM TRABALHADO LÁ E DE COMO ERAM A FÁBRICA E O BAIRRO.
NARRATIVA ME FAZ PENSAR NO TRABALHO DE REGINA MACHADO EM CONTAR HISTÓRIAS.
Atividade até dia 27 de maio. A proposta é que você procure dentro de si um desejo, o seu desejo para o futuro, e realize um trabalho parecido com aquele que você acabou de ver no video.
Randolpho Lamonier (Contagem/1988) é artista visual formado pela Escola de Belas Artes da UFMG. Seu trabalho transita entre diferentes mídias, tendo protagonismo a prática em arte têxtil, desenho, fotografia, vídeo e instalação. Em sua pesquisa, palavra e imagem estão sempre em diálogo e costumam versar sobre micro e macro política, urbanidades, tretas sentimentais, crônicas, diários e múltiplos cruzamentos entre memória e ficção.
“O revolucionário exército de memes”, 2021, couro, objetos, bordado, pintura e impressão fotográfica sobre tecido, 125 x 100 cm, foto de Ana Pigosso. Megazord codinome Esperança, individual de Randolpho Lamonier (2021)
PORQUÊ TÁ NA MODA BORDAR NAS ARTES VISUAIS?
ONTEM MESMO EU ESTAVA BUSCANDO INFORMAÇÕES DA EXPOSIÇÃO TRANSBORDAR: TRANSGRESSÕES DO BORDADO NO SESC PINHEIROS
EU TAVA LEMBRANDO DO TRABALHO DA MARTA MILANETI EM SÃO CARLOS.
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